Bem-vindos ao Antropoceno
![]() |
Essa imagem mostra uma coisa horrível que vocês vão descobrir ao longo do texto |
Opa, boa noite pra geral! Aqui estou eu mais uma vez escrevendo pro blog, ressurgindo das cinzas pra falar de um assunto aleatório que ninguém se importa. "E do que você veio falar dessa vez?", vocês perguntam. A resposta é: geologia. Na verdade, uma coisa que aprendi em uma aula e me traumatizou, e aí pensei "nada mais justo que traumatizar outras pessoas também, né?"
Pra começar o post de hoje, vocês sabem o que é a tabela cronoestratigráfica? Se não sabe, acompanha aqui comigo: é uma tabelinha dividindo o tempo do nosso querido planeta em Éon, Era, Período, Época e Idade. O Éon dura mais (por isso temos só dois Éons), e é o mais alto nessa "hierarquia". Enfim, quando eles vão definir a transição de um período pro outro, por exemplo, eles também definem um marco geológico pra ter lá registradinho quando rolou essa passagem. No caso da Era Mesozóica pra Era Cenozóica, por exemplo, esse marco é uma camada com mais presença de irídio, que é comum em rochas extraterrestres (ou seja, isso mostra que rolou muita atividade de meteoros aqui. Isso te faz lembrar de um certo evento de extinção? Eu espero que sim).
![]() |
Tabela cronoestratigráfica (em inglês) |
Agora vamos pra um tempo um pouco mais recente: nós, humanos, vivemos na Era Cenozóica, no Período Quaternário. O Quaternário tem duas épocas dentro dele: o Pleistoceno, que foi onde surgiu o ser humano, e o Holoceno. A questão é: os cientistas estão discutindo pra meter mais uma época depois do Holoceno, que seria o Antropoceno. "Tá, e você tá falando disso tudo pra quê?", vocês perguntam. É aí que tá, meus amigos: o Antropoceno precisa de um marco geológico pra ser oficializado, e já que os cientistas estão querendo colocar o início dele pros anos 50, SABEM QUAL É O MARCO GEOLÓGICO?
Plastiglomerado. Sim, isso mesmo que você leu. PLASTIGLOMERADO. Uma rocha que se forma COM PLÁSTICO NELA. Esse é o nível que o ser humano chegou: a rocha literalmente se forma COM PLÁSTICO. E se você não acha isso um absurdo, recomendo que busque ajuda imediata. Sério, isso é horrível! Eu fiquei tristão na aula, totalmente chocado, apavorado, traumatizado, horrorizado. E agora que vocês chegaram nessa parte do post, finalmente entenderam o que é aquela atrocidade na imagem lá do começo. É foda, meus amigos, é foda...
É isso, esse foi o post de hoje. E aí, o que acharam? Horrível, né? Agora joguem aleatoriamente essa informação em uma conversa qualquer e assistam todos ficando lentamente horrorizados. E caso faça isso, comenta aí qual foi a reação da pessoa! Espero que tenha tido uma traumática boa leitura. É nóis, e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário