Top 10 melhores disciplinas da arqueologia
![]() |
10 - Laboratório I (Curadoria) [2° período]
É a primeira disciplina de laboratório que a gente tem. Aqui a gente aprende a separar e organizar os materiais que chegam da escavação, além de armazenar da forma certa, sem comprometer a integridade de nada. A professora também passa um bom tempo falando sobre como não é pra gente confundir madeira com osso, algum aluno deve ter traumatizado ela com isso... É uma disciplina bem legal, em uma das aulas a prof entregou um sacão de material pra gente e mandou a gente separar e organizar, só que ela não avisou que tinha caco de vidro dentro do saco! :)
(Não ironicamente adoro essa professora)
09 - Pré-História Geral [1° período]
Quando você começa essa disciplina, a primeira coisa que o professor fala é que não existe pré-história. Só por aí, você já entende o naipe do negócio! Na verdade, tá mais pra uma aula de "motivos pelos quais é errado chamar de pré-história" do que de fato uma aula de pré-história, mas ainda é uma disciplina muito legal! Fala um pouco do desenvolvimento da domesticação e da agricultura, e o professor é doido o suficiente pra deixar a aula muito interessante.
08 - Laboratório II (Lítico) [3° período]
Na verdade essa aula aqui é um saco na parte teórica, a gente fica só ouvindo o professor falar sobre ferramentas de rocha e qual ângulo você tem que bater na pedra pra tirar uma lasca. Mas essa disciplina entrou na lista pela parte prática! É claro que a gente aprende a lascar pedra e fazer algumas coisas básicas como lâmina de machado, até porque experimentação arqueológica é bem importante. O triste é só quando você vai bater na rocha e bate na mão, eu sempre saía das aulas com a mão toda arranhada, mas era bom!
07 - Cartografia [2° período]
Essa aqui é controversa, muita gente não gostava porque é basicamente ficar ouvindo o professor falar sobre sensoriamento remoto, radar e lidar, drones, etc, mas eu adorava! Em parte por causa do professor, que é doido e hiperativo, e em parte por causa da aula prática, que era mexer no ArcGIS no computador, coisa que eu amava fazer mesmo sendo um idoso com tecnologia. Inclusive odiei que no semestre seguinte, na disciplina de geoprocessamento, trocaram o programa pro QGIS, que é uma bosta. ArcGIS infinitamente superior!
06 - Processos Geomorfológicos [3° período]
Pra quem odiava geografia no ensino médio, fiquei surpreso por gostar tanto dessa disciplina. A matéria em si é um pouco sem graça, mas o professor era tão bom que deixava as aulas espetaculares, tanto é que eu ainda lembro muita coisa! Tinha bastante conteúdo sobre formação de bacias hidrográficas, solo e etc, o que parece nada a ver, mas que tem sim relação com arqueologia porque é esse tipo de conhecimento que ajuda a gente a definir quais áreas são mais prováveis de ter um sítio arqueológico. Mas o legal dessa disciplina era o professor, simplesmente o cara mais engraçado que já vi em sala de aula! De verdade, queria que ele fosse meu tio.
05 - Arqueologia Histórica I [6° período]
Essa eu tô tendo agora nesse período, mas tô adorando! Principalmente porque arqueologia histórica já tem mais abundância de materiais metálicos, que acabam sendo mais fáceis de mandar pra análise arqueométrica em laboratório. A professora é um doce de pessoa, e todos os temas relacionados à disciplina são interessantes. Talvez meu diploma de técnico em mecânica finalmente seja útil, já que manjo uma coisa ou duas sobre metal.
04 - Antropologia Biológica II [5° período]
Essa eu comecei odiando e terminei amando. Queria dizer que sou péssimo em biologia, sempre fui, então já entrei em pânico quando descobri que a gente não só ia ter que decorar todos os ossos do corpo humano como também saber reconhecer o osso PELO FRAGMENTO. E quando digo fragmento, é fragmento mesmo, coisa pequena e esfarelenta. Mas com um pouco de esforço, consegui aprender tudo e passei a amar, até tirei 10 na prova prática (que era identificar os fragmentos dos ossos). Pra vocês terem ideia do quão velhos são os materiais, nessa prova eu peguei uma maxila com o maior cuidado e ela esfarelou na minha mão...
Ah, essa disciplina é com a mesma professora de Laboratório I!
03 - Geologia Geral [1° período]
Cara, que matéria divertida! Essa passa os básicos da Geologia pra gente, e é nela que a gente aprende a identificar minerais e rochas, inclusive tendo duas provas práticas pra isso. Mas é muito legal! Eu adorava conhecer os minerais novos, aprender as características deles pra saber identificar depois, fazer os testes de traço, de dureza... Vamos só ignorar a apostila de 500 páginas que é o manual de mineralogia. Ah, e deixo registrado que minha rocha favorita é Gabro! E meus minerais favoritos são Rodonita e Olivina.
02 - Laboratório IV (Osso e Concha) [5° período]
Dos mesmos criadores de Antropologia Biológica II, vem aí: Lab IV. Essa disciplina é um parente distante de Biológica II, mas enquanto em Biológica a gente mexia com osso de humano, em Lab IV a gente mexia com osso de bicho. Aprendemos a diferenciar ossos de cada classe de animais (aves e mamíferos são meus favs sempre), e mexemos um pouco com conchas também. No final, a gente teve um trabalho de experimentação, que a gente tinha que fazer um artefato de osso, e não podia usar ferramentas de metal, só lítico. Pois bem, peguei minhas lascas e fiz um perfurador de osso de galinha, ficou uma graça!
Essa disciplina é com a mesma prof de Histórica I.
01 - Neontologia [3° período]
A melhor de todas, com certeza! Em teoria, essa disciplina devia falar do estudo de animais e fósseis mais recentes, tipo, do Quaternário, mas o professor é maluco e pegou desde o começo de tudo, até da Fauna de Ediacara a gente falou! Então pra mim, essa disciplina devia se chamar Paleontologia, não Neontologia. Mesmo assim, é a mais legal de todas, a gente aprende sobre fósseis de basicamente todos os períodos, aprende a ler cladograma e entender melhor a evolução, além de fazer um trabalho de campo de 3 dias pra procurar fósseis! Ainda lembro muita coisa dessa disciplina, de tão marcante que ela foi pra mim.
Com isso, podemos concluir que o 3° período é o melhor do curso de arqueologia (nunca tive dúvidas sobre isso). Que saudade! Talvez algum dia eu faça um top 10 ou top 5 piores disciplinas, quem sabe. Enfim, gostariam de estudar alguma dessas disciplinas? Comentem aí! Espero que tenham tido uma boa leitura. É nóis, e até a próxima!



Aquela prova de identificar qual osso era qual (mesmo com tudo acabado) foi da disciplina de Laboratório IV? KKKKKKKKKKK Mas te entendo James, estudar fósseis e ossos deve ser muito mais legal
ResponderExcluir