Grupo Especial RJ 2024

 

Último carro da Viradouro

  Opa, boa tarde pra geral! Aqui estou eu mais uma vez escrevendo pro blog, finalmente cobrindo os desfiles do grupo especial do RJ! Acabou que eu resolvi deixar pra fazer tudo em um post só, porque são só 12 escolas. O esquema é o mesmo da série ouro: vou dar uma nota de 0 a 10 baseada puramente nas vozes da minha cabeça, e comentar brevemente o desfile. Então bora lá!


• Unidos do Porto da Pedra: 9/10

  O primeiro desfile da primeira noite trouxe um enredo sobre o livro Lunário Perpétuo, e começou a noite muito bem! A comissão de frente foi PERFEITA, tinha efeitos de luzes muito lindos, dois dançarinos ficaram de cabeça pra baixo, e uma outra dançarina estava simplesmente PENDURADA PELO CABELO! Também preciso mencionar as baianas, que foram as melhores do grupo especial: o figurino delas acende! Tinha muitos figurinos bonitos, o abre alas tinha uns alquimistas em um cenário bem bacana, foi um desfile muito legal e abriu a noite super bem! Não foi cansativo, me prendeu do começo ao fim.


Baianas do Porto da Pedra

• Beija-Flor de Nilópolis: 8,2/10

  Pra começo de conversa, eu não gosto da Beija-Flor, então talvez isso tenha influenciado a nota. Eles trouxeram um enredo sobre Rás Gonguila, e simplesmente não tenho como avaliar a comissão de frente porque a transmissão da Globo ENGOLIU metade da comissão de frente, avacalharam bonito e não mostraram o negócio (inclusive parênteses pra falar que esse ano a transmissão da Globo tá uma bosta). Lembro de ter gostado do figurino da porta bandeira, e também o figurino lá da esposa da Ludmilla (inclusive aquela foto que tiraram das duas se beijando ficou uma graça, adoro ver gente boiola). Também teve uma ala que tava uma galera com uns balões de gás hélio representando bolhas, e eu tenho que admitir que ficou daora o efeito. Apesar de todas as partes maneiras, o desfile não me prendeu. Talvez seja porque eu não gosto da Beija-Flor? Talvez.


Mestre sala e porta bandeira da Beija-Flor

• Acadêmicos do Salgueiro: 8,5/10

  Salgueiro trouxe pra Sapucaí um enredo sobre os Yanomami, mostrando as belezas da cultura indígena. O abre alas veio bem bonito com um jabutizão na frente, lembro de ter visto também um carro com cerâmicas, gostei das baianas, e também lembro de ter curtido a ala de passistas. O figurino da rainha de bateria pisca, assim como o figurino do próprio pessoal da bateria. Teve um destaque representando o gato maracajá (que é um bicho que eu adoro), e teve um carro com uma puta crítica aos problemas relacionados ao garimpo e como isso afeta as comunidades indígenas.


Abre alas do Salgueiro

• Acadêmicos do Grande Rio: 9,4/10

  Trouxeram pra Sapucaí o enredo "nosso destino é ser onça", baseado nas histórias Tupinambá. A comissão de frente veio lindíssima, com figurinos em neon que acendem com a mudança de iluminação, e uma onça grandona que também acende e mexe. O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira achei bem bonito, mas falando em figurino, o destaque da noite certamente foi a rainha de bateria. Simplesmente DESCE UM CAPACETE DE ONÇA NA CABEÇA DELA, ficou muito foda! Você olha de frente e pensa "ah, é só um acessório normal na cabeça", aí aperta um botãozinho no controle remoto e do nada a mulher fica com cara de onça. Os furries adoraram, com certeza. E realmente, o destino dela é ser onça!


Rainha de bateria da Grande Rio

• Unidos da Tijuca: 8,6/10

Trouxeram um enredo sobre o fado, o estilo musical português. Foi o tema mais europeu que vi passar na Sapucaí, mas ainda assim foi legal! Trouxeram referências de mitologia celta, e até mitologia greco-romana com faunos/sátiros em um dos carros! O abre alas veio bastante bonito, com muitos dourados e um pavão na frente, e a ala de passistas veio daora. Teve um tripé chamado "heranças mouras" que também achei bem bonito.


Faunos da Tijuca

• Imperatriz Leopoldinense: 9,7/10

  A campeã do ano passado trouxe pra Sapucaí esse ano um enredo sobre a cigana Esmeralda, e olha, que desfile lindo! A comissão de frente foi bem legal (teve mulher voando), a primeira ala (da caravana em festa) veio LINDÍSSIMA, eu amei todos os figurinos, e simplesmente teve um elemento cenográfico com uma pessoa pendurada lá no alto voando, embaixo da Lua. Mas é lá no alto mesmo, vou colocar a foto aí pra vocês entenderem! Todos os carros vieram lindos, e a letra do samba combinou perfeitamente, porque eles cantam "vai clarear, olha o povo cantando na rua" e de fato clareou porque eles desfilaram às 5 da manhã. Foi um desfile lindo, Imperatriz arrasou demais!


Pessoa voando no desfile da Imperatriz

• Mocidade Independente de Padre Miguel: 9,7/10

  A primeira escola da segunda noite trouxe um tema sobre o caju, e aí eu pensei "ué, caju?", porque eu não conseguia imaginar como iam fazer um tema tão simples ficar legal. Mas ficou espetacular! Pra começo de conversa, o samba deles foi o melhor de todos, porque foi um samba-forró, mas feito com originalidade! A comissão de frente tinha figurinos lindos, mostrando a substituição da banana, que é uma fruta asiática, pelo caju, que é brasileiro. E pra isso, meteram uma mulher vestida de Carmem Miranda com um monte de caju na cabeça. Mas não é só isso: a dançarina aparece no meio da arquibancada, no meio do povo! Simplesmente meteram a quebra de quarta parede em plena Marquês de Sapucaí. Tinha na frente de um dos carros uma galera em perna de pau que ficou muito daora, e também lembro de gostar das passistas. Foi um desfile bem leve, super colorido, e devo dizer, refrescante. Me deu vontade de beber suco de caju!


Carmem Miranda na arquibancada

• Portela: 8,6/10

  Eles trouxeram um enredo baseado no livro "um defeito de cor". Lembro de ter achado legal a comissão de frente, principalmente na hora que uma das dançarinas aparece com asas, ficando um efeito bem bonito. O samba tem a saudação de Oxum, e a primeira porta bandeira leva o ibiri de Nanã no vestido. O abre alas representa o Daomé, e lembro de ter gostado da ala de passistas e da terceira porta bandeira, que veio linda. Eles trouxeram também um carro com mulheres que perderam seus filhos pra violência, e essa parte foi uma facada no coração dada com vontade, aquilo ali doeu.


Primeiro casal da Portela

• Unidos de Vila Isabel: 8,9/10

  Eles trouxeram um enredo sobre o papel das crianças na recuperação do mundo, e olha, a comissão de frente foi linda! Começou mostrando um Oxalá chateado, que estava até com a roupa encardida, porque o mundo tá uma bosta e os humanos estão fazendo merda. Mas aí as crianças aparecem e interagem com ele, e ajudam ele a se recuperar e purificar algumas almas perdidas que estavam participando da coreografia também! Aí, Oxalá entra num globo terrestre todo zoado e sai por cima dele, com as roupas branquinhas de novo e piscando, e o globo terrestre volta ao normal e se purifica! Eu adoro quando a comissão de frente conta uma história assim, acho bonito de se ver. Também tenho que mencionar um dos carros, que tinha um Exu bem no topo, e um degrau abaixo tinha simplesmente o panteão completo de Orixás! Foi a coisa mais linda, juro. Foi um daqueles desfiles que algumas partes te prendem MUITO, e outras partes não prendem tanto assim... O início me prendeu bastante, mas aí mais pro meio já prendeu menos.


Oxalá da Vila Isabel

• Estação Primeira de Mangueira: 8,2/10

  Antes de qualquer coisa, eu não gosto da Mangueira, então isso com certeza influenciou a nota. Eles trouxeram um enredo em homenagem à Alcione, que eu sinceramente gosto bastante, mas como eu disse, não gosto da escola, então isso me atrapalhou a prestar atenção no desfile. Enfim, na comissão de frente eu achei legal a parte que os dançarinos se inclinam igual o Michael Jackson, ficou um efeito legal, e a primeira porta bandeira veio bonita. Na verdade, os casais em geral vieram bonitos, na minha opinião, e o figurino da própria Alcione tava bem maneiro. 


Alcione na Mangueira

• Paraíso do Tuiuti: 8,7/10

  Eles trouxeram um enredo sobre o marinheiro João Cândido, líder da revolta da chibata. A comissão de frente eu gostei bastante, achei bem coreografada, e o primeiro casal de mestre sala e porta bandeira veio IMPECÁVEL, simplesmente o melhor casal das duas noites de grupo especial. A ala da liberdade eu gostei bastante, e aquela musa das águas do Atlântico veio bem bonita.


Primeiro casal do Tuiuti

• Unidos do Viradouro: 10/10

  ARROBOBOI, MEU PAI, ARROBOBOI DANGBÉ, DESTILA SEU AXÉ NA ALMA E NO COURO, DERRAMA NESSE CHÃO A SUA PROTEÇÃO PRA VITÓRIA DA VIRADOURO! Começo dizendo que sou torcedor da Viradouro sim, mas esse desfile realmente tava bom demais e isso é inegável. Eles trouxeram um tema sobre a serpente sagrada e a força da mulher negra. Mestre Ciça arrasou demais na bateria, as paradinhas estavam impecáveis e a rainha estava linda. A comissão de frente teve uma serpente gigante saindo debaixo do tripé e rastejando entre as dançarinas, e teve troca de figurino também, com uma das dançarinas se tornando uma mulher-serpente, montada em uma grande serpente que subiu do tripé. O primeiro mestre sala MANDA MUITO, e o abre alas veio espetacular, o melhor das duas noites de desfile. A ala com os elefantes ficou DEMAIS, e o carro com o elefante também. A maioria dos carros brilha ou reflete de alguma forma, e o carro do arco íris tinha água! Pra mim, Viradouro é campeã, e não tô dizendo isso só porque sou torcedor não, o desfile realmente foi incrível.


O carro abre alas da Viradouro lá atrás

  Essa é minha opinião sobre as 12 escolas do grupo especial, mas antes de finalizar o post de vez, venho relembrar os destaques de cada categoria:

• Melhor samba: Mocidade 

(Menção honrosa: Imperatriz)

• Melhor comissão de frente: Porto da Pedra

• Melhor casal: Tuiuti

• Melhor abre alas: Viradouro

• Melhores carros (geral): Imperatriz

• Melhores baianas: Porto da Pedra 

• Melhor rainha: Grande Rio

  É isso, oficialmente encerro os posts sobre carnaval! A não ser que Viradouro ganhe, aí se pá faço um post comemorando e mostrando mais detalhes do desfile deles. Mas e aí, concorda com meus comentários? Discorda? Tá torcendo pra quem? Diz aí nos comentários! É isso, espero que tenha tido uma boa leitura. É nóis, e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas